Os estilos lógicos (ou elementos de frase) relacionam-se com a lógica da informação; com o tipo de informação que um determinado fragmento de texto representa. Em geral, o estilo físico é mais utilizado do que o estilo lógico. Com o estilo físico há maior controle sobre a formatação do texto; o que não ocorre com o estilo lógico, que indica o tipo de informação, não a sua aparência.

Mas aqui o nosso alvo será o estilo lógico, já que os sites estão ficando cada vez mais inteligentes, e também porque isso aumenta suas chances de ser encontrado em sites de busca, como o Google por exemplo.

Abaixo seguem os principais estilos e suas respectivas tags:

Tags de Saída de Computador
Tag Descrição
<code> Trecho de código fonte. Exibe o texto em fonte tamanho fixo (como Courier).
<kbd> Sequencia de texto sem formatação indicando como o usuário deve digitar ou que tecla utilizar (útil para textos de manuais).
<pre> Define texto pré-formatado.
<samp> Sequencia de caracteres que representam exemplo de saída de um software.
<var> Define o nome de uma variável.

 

Tags de Citações curtas (Citations), Citações longas (Quotations), e Definição
Tag Descrição
<abbr> Define uma abreviatura.
<acronym> Define um acrônimo.
<address> Define um elemento de contato. É utilizado para indicar o endereço (postal, e-mail ou ambos) do autor. Insere uma quebra de parágrafo <br> antes e outra depois do texto e geralmente é o último item exibido no documento.
<blockquote> Define uma citação longa. Destaca o texto deixando-o com uma margem maior.
<cite> Autor ou fonte de uma citação. Normalmente exibe o texto em itálico e é utilizado para citações de livros, filmes, obras, referências etc.
<dfn> Define um termo de definição que está definido na página.
<q> Define uma citação curta.